segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

2020

.
Adults in the Room, de Costa Gavras adaptado da obra da Yanis Varoufakis pelo seu olhar pertinente e sempre actual dos desafiantes bastidores da política internacional.
.
.
Bee Together, de Tiago Iúri pelo seu pertinente e actual olhar às (e sobre as ) transformações climáticas e a sua directa influência no meio ambiente e no meio humano.
.
.
A Besta, de Rafael Soares pelo seu alerta à directa e tantas vezes devastadora influência do Homem no meio ambiente.
.
.
Les Misérables, de Ladj Ly pelo seu olhar humano para com a sociedade e diversas comunidades que a transformam.
.
.
New Amsterdam: The Denominator (T2E4) ao realizador Michael Slovis ao criador David Schulner, ao autor Eric Manheimer, aos argumentistas David Foster, Jiréh Breon Holder e Leah Nanako Winkler e às actrizes Freema Agyeman e Kathleen Chalfant pela transposição ao pequeno ecrã de uma realidade social e cultural - como o é a eutanasia - ainda mantida em tabu. Menção esta que se estende ao actor protagonista Ryan Eggold pela sua notável interpretação e composição de um médico disposto a ser, acima de tudo, um humanitário.
.
.
À actriz Fernanda Montenegro por ser o rosto e a alma de um sentimento popular abrangente contra um sistema que reprime a liberdade individual e cultural de um povo.
.